Existem diversas doenças que podem ser fatais para os cães, mas hoje em dia com o avanço da tecnologia já se consegue prevenir algumas delas com vacinas efectivas. Para a vacinação ser efectiva tem que respeitar um esquema de injecções, que o ideal é ser feito entre às 6-8 semanas, outra às 12 e outra às 16 semanas de idade. Este esquema vacinal pode sofrer algumas variações dependendo de vários factores.
O esquema de vacinação de rotina protege os cachorros de sete doenças: esgana, parvovirose, leptospirose, hepatite infecciosa, parainfluenza, coronavirose e raiva. As primeiras seis estão incluídas numa única vacina, que é administrada entre às 6-8 semanas, depois às 12 e outra às 16 semanas de idade.
A vacina da raiva é administrada entre os 3 e os 6 meses de idade. Os reforços das vacinas são feitos uma vez por ano, podendo a da raiva ser administrada ao mesmo tempo ou incluída na mesma vacina.
O Numero de identificação ( CHIP) deve ser colocado aos 6 meses.
Se o seu cachorro frequentar uma classe de treinos ou ficar instalado num hotel para cães, seria prudente fazer a vacina da tosse do canil, que não está incluída no esquema vacinal mas que é apropriada para estas ocasiões.
Sem comentários:
Enviar um comentário